Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena vender seu precatório por um valor com um deságio (desconto), para receber o valor antecipadamente. Vamos analisar se é verdade se quem vende o precatório “perde dinheiro”. Para saber responder isso, precisamos lembrar de um conceito básico de finanças: o dinheiro tem um valor diferente no tempo. Podemos afirmar que mil reais valem mais hoje do que os mesmos mil reais valerão daqui a um ano? Sim! Isso acontece por vários motivos:
O primeiro motivo é a inflação. Você lembra que em 2018 a gasolina custava menos de R$ 4,00 ? Atualmente (setembro de 2021) a gasolina já passou de R$ 7,00 em alguns estados. Pois é, mil reais naquela época compravam muito mais coisas do que os mesmos mil reais comprariam hoje em dia. Do mesmo jeito, o dinheiro hoje compra mais coisas do que a mesma quantia comprará daqui a alguns anos.
O segundo motivo é o risco. Lembra daquele ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”? Significa que as pessoas valorizam mais um dinheiro garantido hoje do que a possibilidade de receber mais no futuro, principalmente quando o devedor é o governo e estamos num cenário de tanta confusão política. E se o governo decidir parcelar os precatórios? E se faltar dinheiro para pagar todo mundo? Por isso, o dinheiro na mão hoje vale mais do que a possibilidade de receber um valor um pouco maior no futuro.
O terceiro motivo é a liquidez. O que é isso? Liquidez se refere à facilidade de acessar o seu dinheiro e utilizá-lo quando e como quiser. Não há dúvidas de que é melhor ter o dinheiro disponível na sua conta para gastar a qualquer momento do que ter o dinheiro “preso”. num precatório. Afinal, de que adianta o dinheiro num lugar que você não tem a liberdade de usar quando precisa?
O quarto motivo é o custo de oportunidade, ou seja, o valor que você abre mão ao escolher a outra opção. Você já pensou no que você pode perder se escolher não ter o seu dinheiro na mão hoje? Tem um ditado que diz: “Oportunidade é igual a cavalo selado. Só passa uma vez, e você tem que pular nele”. Tem oportunidades na vida que só estão disponíveis para aquelas pessoas que estão preparadas com o dinheiro na mão naquele momento. Por exemplo, um carro que estão vendendo barato ou uma oportunidade de negócio que não pode esperar.
O quinto motivo é o tempo. O tempo é o ativo mais valioso que nós temos e, como dizia Cazuza, o tempo não para! Você tem um projeto pessoal que sonha realizar (Ex: comprar um carro que você sempre quis, comprar sua casa própria, reformar sua casa, etc)? É melhor realizar esse sonho agora do que esperar mais alguns anos. Por isso, o dinheiro vale mais agora do que no futuro.
Por todos esses motivos, fica fácil entender por que existe um deságio na compra do precatório, ou seja, porque você recebe menos pelo seu precatório hoje ao invés de esperar mais. Dependendo do seu caso, vender seu precatório por um valor menor não significa que você está perdendo dinheiro, pois, como vimos acima, o dinheiro hoje vale mais do que no futuro. É importante, no entanto, que você busque uma empresa séria e que faça uma proposta com um deságio justo.
Portanto, vender o precatório pode sim ser um excelente negócio! Clique aqui e saiba qual o valor que você pode receber nos próximos dias pelo seu precatório. Se preferir, fale agora mesmo com um de nossos atendentes pelo whatsapp, clicando aqui.